Sexta semana de gravidez
A sexta semana de gravidez, que corresponde à QUARTA semana do desenvolvimento, é marcada pelo dobramento do embrião nas extremidades laterais e céfalo-caudal (cabeça e cauda). Na semana anterior, o embrião era um disco de três camadas celulares que começavam a se diferenciar, e agora será o início do estabelecimento da sua forma e de todos os seus sistemas.
Nessa semana o coração primitivo já bate. Também já existe um primórdio do sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal, bem como do intestino. No início da quarta semana surgem os brotos dos membros superiores, e no final, os brotos dos membros inferiores.
É nessa semana que se inicia o desenvolvimento da face. Os primórdios da orelha interna são formados. O espessamento de uma camada celular na região dos olhos dá origem ao primórdio do cristalino do olho. Nessa semana também surgem os quatro primeiros pares de arcos faríngeos, que são aglomerados de diferentes células com um papel essencial no desenvolvimento de várias estruturas da cabeça e pescoço.
Ao final da sexta semana de gravidez o embrião tem cerca de 5mm de comprimento. Nas quatro semanas seguintes ocorrerá o desenvolvimento de todos os sistemas do embrião em uma série de eventos muito complexos e bem coordenados.