Manusear recibos e cupons fiscais pode ser prejudicial!
Em um post passado falei sobre os prejuízos à saúde já relacionados com a exposição ao BPA (Bisfenol A), tanto em adultos quanto em bebês e crianças.
O alerta agora vai para uma fonte super comum de BPA e que nem damos muita bola: aqueles recibos, cupons fiscais, extratos de banco e comprovantes de pagamentos impressos em papel termo-sensível. O grande problema é que o BPA contido nesses papeizinhos está em uma forma muito mais fácil para ser absorvida do que nos materiais plásticos! Nesse caso o BPA é absorvido pela pele e a taxa de absorção é menor do que via oral, mas depois de manusear os papéis podemos fazer o contato da mão com alimentos ou a boca.
E quando o bebê ou a criança colocam esses papéis na boca? Aí dá para a gente imaginar como a exposição será acentuada! Eu mesma já dei esses recibinhos para distrair as minhas filhas enquanto esperava algum serviço, e só percebi o quanto isso pode fazer mal depois de ler bastante sobre o assunto.
Alertem outras mães e pais sobre isso! Aliás, devido a todos os prejuízos relacionados com a exposição ao BPA (alterações endócrinas, neuronais e até câncer), o ideal seria todos nós evitarmos manusear esses papéis, quando possível (ou pelo menos lavar as mãos após o uso).
Como o BPA é um desregulador endócrino e pode alterar as taxas hormonais, prejudicando até a fertilidade, as tentantes também precisam prestar atenção! O mesmo vale para as gestantes, já que o BPA atravessa a placenta!!