Leite materno e o intestino do bebê – qual a relação?
Você sabia que um lactente que consome cerca de 800 mL de leite materno por dia, ingere aproximadamente de 100 mil a 10 milhões de bactérias neste período? Essas bactérias fazem parte da nossa flora normal e a origem delas no leite materno ainda não foi bem esclarecida pela ciência.
As bactérias podem vir através do contato da boca do bebê com a pele do mamilo, mas algumas pesquisas recentes sugerem que elas também podem vir também da flora intestinal da mãe!
Análises da composição da flora bacteriana presente nas fezes dos bebês e no leite produzido por suas mães revelaram que ambos possuem as mesmas espécies bacterianas.
A descoberta dessa nova “via de comunicação” do intestino da mãe para o leite pode ajudar a compreender melhor como ocorre a colonização da flora intestinal normal dos bebês e como isso pode influenciar o sistema imune dos pequenos. Vamos ficar de olho no que a ciência vai nos mostrar a respeito disso nos próximos anos!
Referência do artigo científico para saber mais: Jost T, et al. Vertical mother–neonate transfer of maternal gut bacteria via breastfeeding. Environmental Microbiology 16(9): 2891–2904, 2014.
Adorei esse site o conteúdo é muito bem escrito. Parabéns 😉
Obrigada, Renata! 🙂