A inteligência é herdada das mães – Verdade ou mentira?
Esses tempos minha timeline encheu de pessoas postando sobre uma nova pesquisa demonstrando que a inteligência é 100% herdada da mãe. Claro que essa notícia me intrigou e fui pesquisar sobre isso. De fato com uma rápida busca no Google é possível ver que essa notícia foi replicada por centenas de sites nacionais e internacionais. Desde portais famosos até revistas conceituadas sobre crianças. E CLARO QUE nenhuma dessas reportagens menciona a referência da tal pesquisa, apenas coisas vagas como “cientistas portugueses”.
Depois de um tempo encontrei uma reportagem mencionando o periódico científico onde a pesquisa tinha sido publicada (mas sem a referência completa). Nos registros do periódico em questão não há o volume citado. Até acredito que a pesquisa até possa existir, mas não foi corretamente referenciada, então não é possível acessá-la. Além disso, esse periódico científico tem fator de impacto 1,05 – ou seja, não é lá muito bem conceituado no meio científico (ainda mais para publicar algo tão impactante)!
Enfim, o que as reportagens publicadas afirmam é que “a inteligência é hereditária e passada através da mãe. Os homens, inconscientemente, tendem a casar com mulheres até três vezes mais inteligentes que eles”. Segundo os pesquisadores, existem apenas dois ou três genes responsáveis pela inteligência e estão ligados ao cromossomo X, mas os cientistas ainda descobriram que genes são esses…
Para simplificar uma grande história, mesmo que seja verdade que os genes da inteligência sejam ligados ao X, isso não é um simples bastão que se passa adiante, assim intacto! Outra questão é que definir “inteligência” é extremamente complexo! Com certeza existem VARIANTES genéticas que estão associadas com formas de inteligência, mas a inteligência em si é também influenciada pelo ambiente, pelos estímulos, pela conexão dos filhos com seus pais e até mesmo pela nutrição.
Ou seja, não vale acreditar em tudo o que lemos por aí! Se tem uma coisa boa que podemos passar para nossos filhos (além dos nossos genes), é ensiná-los a ter pensamento crítico e a sempre correr atrás das “verdades escondidas”!