Desenvolvimento Infantil

Como ajudar a cooperação infantil?

Um artigo recém-publicado no Journal of Experimental Child Psychology pode ajudar a responder essa pergunta. Segundo os autores, brincar em sincronia pode aumentar a cooperação entre as crianças.

Para o estudo, foram recrutadas 162 crianças com 4 anos de idade,  que não se conheciam antes de iniciar o experimento.  As crianças foram separadas em duplas do mesmo sexo, que depois foram então separadas em três grupos: no primeiro grupo, as duplas de crianças brincaram em um balanço que estava com os movimentos sincronizados; no segundo grupo, o balanço tinha movimentos fora de sincronia; e o terceiro grupo de crianças não brincou no balanço. Após essa primeira rodada, as duplas de crianças passaram para outras atividades, nas quais a cooperação entre elas foi avaliada: um jogo de computador em que ambas precisavam apertar um botão ao mesmo tempo, para poderem visualizar uma animação; e outro jogo em que uma criança precisava passar um objeto para a outra.

Os movimentos que as crianças executaram nos jogos descritos acima foram precisamente avaliados por computadores e analisados estatisticamente. Em ambos os jogos, as crianças que balançaram em sincronia foram muito mais rápidas em completar as tarefas cooperativamente do que aquelas que não balançaram ou que balançaram fora de sincronia.

O próprio trabalho discute estudos anteriores mostrando também que movimentos em sincronia ou atividades com música ajudam em atividades que envolvam partilhar, ajudar ou ser empático entre adultos ou até mesmo entre crianças mais velhas. O legal é que essa estratégia pode ser usada por professores ou pais para ajudar a ensinar cooperação para crianças pequenas.

 

Referência do artigo científico para saber mais: Rabinowitch T & Meltzoff AN. Synchronized movement experience enhances peer cooperation in preschool children. Journal of Experimental Child Psychology, 2017; 160: 21.