A saúde dos filhos também depende dos hábitos dos papais
E quando falamos em hábitos dos papais, estamos nos referido até mesmo aos hábitos que eles tinham antes da concepção! Isso mesmo, aquela ideia de que SOMENTE a gestante deve cuidar da saúde e da alimentação para beneficiar o bebê está cada vez mais caindo por terra.
Hoje já sabemos que o comportamento dos pais, até mesmo anos antes de suas mulheres engravidarem, também pode influenciar na saúde dos filhos.
Um exemplo disso é um trabalho norueguês recém-publicado e que relacionou os níveis de asma em mais de 24 mil crianças com hábitos paternos, como fumar e estar exposto à atividades de mineração e soldagem.
Dentre as crianças analisadas, cerca de 5,8% foram diagnosticadas com asma não alérgica. As crianças cujos pais fumaram antes da concepção foram mais diagnosticadas com asma do que aquelas cujos pais não fumaram. O risco de desenvolver asma foi maior naquelas cujos pais fumaram por mais tempo: o maior risco encontrado foi com os pais que começaram a fumar antes dos 15 anos, mesmo que eles tenham parado cinco anos ANTES dos seus filhos nascerem! A exposição ocupacional dos pais à soldagem e mineração ANTERIOR à concepção também foi relacionada com maior risco para o filho desenvolver asma.
Alguns outros estudos já mostraram a possibilidade do ambiente paterno e até mesmo dos nossos antepassados exercer influência na saúde das gerações posteriores. Isso pode ocorrer através de modificações epigenéticas (modificações feitas no genoma e que não chegam a alterar a sequência do DNA, mas que podem ser transmitidas durante as divisões celulares para as gerações futuras).
Já postei aqui sobre um trabalho recente que observou um risco aumentado para desenvolver asma em crianças cujas AVÓS MATERNAS fumaram. E o interessante é que esse trabalho norueguês também comprovou esse achado: o hábito de fumar das avós aumenta o risco de asma nos netos! Vale avisar para quem ainda não conseguiu eliminar o cigarro – você pode estar prejudicando não somente a sua saúde, mas também a das suas gerações futuras!
Artigo científico para saber mais: Svanes C et al. Father’s environment before conception and asthma risk in his children: a multi-generation analysis of the Respiratory Health In Northern Europe study. International Journal of Epidemiology Aug 25. pii: dyw151., 2016. DOI: 10.1093/ije/dyw151.