Álcool gel é efetivo na prevenção da gripe?
Diante do preocupante aumento de casos de gripe em adultos e crianças, precisamos entender quais são as medidas efetivas de prevenção. Muitos trabalhos mostraram que o uso do álcool gel, quando em concentração de 60 a 80%, colabora na eliminação de vários vírus, como alguns responsáveis por resfriados e doenças gastrointestinais. E será que o álcool em gel faz efeito contra o vírus da gripe H1N1? Um trabalho publicado em 2009 na revista Clinical Infectious Disease mostrou que o álcool gel ou a lavagem das mãos são altamente efetivos na eliminação do H1N1, com uma leve vantagem da lavagem das mãos com água e sabão.
No trabalho, os pesquisadores contaminaram as mãos de 28 voluntários com o vírus Influenza A vivo (todos os voluntários estavam previamente imunizados contra a gripe, o estudo seguiu a legislação dos comitês de ética locais). Após dois minutos, os voluntários foram separados em grupos: oito deles não higienizaram as mãos e os outros 20 realizaram lavagem com água e sabão ou higienização com álcool gel (foram testadas três marcas com concentração variando de 61 a 70% de álcool). Após, foi avaliada a presença dos vírus nas mãos. No grupo dos participantes que não higienizaram as mãos, os testes de cultura viral revelaram a presença de vírus viáveis em todos eles. Já no grupo que lavou as mãos ou utilizou álcool gel, os testes de cultura viral não revelaram a presença de vírus viáveis! Somente técnicas muito sensíveis de biologia molecular conseguiram identificar algumas poucas cópias do vírus, sendo que dentre os que lavaram as mãos com água e sabão, o número de vírus era significativamente menor.
Ou seja, lavar as mãos ainda é a melhor estratégia de prevenção contra o H1N1, mas o uso do álcool gel é praticamente tão eficiente quanto, desde que alguns aspectos importantes sejam considerados.
E como podemos então usar o álcool gel de maneira eficaz?
– Caso as mãos estejam visivelmente sujas, é necessário lavá-las anteriormente;
– o álcool gel deve ser colocado nas mãos secas;
– é necessário friccioná-lo até a secagem, espalhando-o pela palma e dorso das mãos e entre todos os dedos. Não utilizar toalha ou toalha de papel.
Bebês e crianças podem usar álcool gel nas mãos? Sim, é importante apenas atentar para que o álcool evapore antes de o bebê levar a mão à boca. Lembrar de manter as embalagens de álcool sempre longe do alcance de crianças. Nos EUA são registrados cerca de 12 mil casos por ano de intoxicações por ingestão de álcool gel, mas a maioria não apresenta sintomas ou possui sintomas muito leves, como náuseas e tonturas.
Referência do artigo científico para saber mais: Grayson ML. Efficacy of Soap and Water and Alcohol-Based Hand-Rub Preparations against Live H1N1 Influenza Virus on the Hands of Human Volunteers. Clin Infect Dis 48 (3): 285-291, 2009.