Paternidade

Medicamentos que podem alterar a fertilidade masculina

Os homens que desejam engravidar precisam estar cientes que alguns medicamentos podem reduzir a fertilidade. Dentre as drogas que podem causar efeitos colaterais na produção de espermatozoides estão:

  • esteroides anabolizantes: o efeito sobre a fertilidade varia de acordo com a substância, a dose e o tempo de uso. A reposição de testosterona pode diminuir os níveis de FSH e LH, diminuindo a produção de espermatozoides, que em alguns casos pode até zerar.
  • Cetoconazol via oral: esse anti-fúngico pode diminuir a quantidade de espermatozoides por alterar a produção de testosterona.
  • Medicamentos alfa-bloqueadores usados no tratamento da hiperplasia benigna da próstata, como a tansulosina e a alfuzosina.
  • Antidepressivos inibidores seletivos da receptação de serotonina (ISRS), como a fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram e o excitalopram: existem trabalhos sugerindo que essas drogas possam causar danos do DNA do espermatozoide. Ainda, estudos clínicos demonstraram que alguns homens em terapia com ISRS podem apresentar uma diminuição na quantidade e na motilidade dos espermatozoides, bem como alterações em sua morfologia.
  • Outros medicamentos como o diurético espironolactona, a cimetidina (utilizada para tratamento de úlcera gástrica), o anti-hipertensivo nifedipino e a sulfasalazina (usada no tratamento de doenças inflamatórias intestinais) também podem alterar a contagem ou a motilidade dos espermatozoides.