A décima semana de gravidez (contada a partir da data da última menstruação) corresponde à OITAVA semana de desenvolvimento embrionário. Essa é também a última semana de desenvolvimento do embrião, já que na semana seguinte ele será considerado um FETO!
Na gestante, os sintomas de gravidez podem estar bastante presentes, principalmente enjoos e vômitos, provocados pelas altas taxais de estrogênio, progesterona e hCG (em outro post falarei sobre o que se sabe em relação a esse mecanismo). A boa notícia é que já nas próximas semanas as náuseas devem diminuir.
Nessa semana o intestino do embrião já é capaz de fazer peristaltismo – os movimentos de contração e relaxamento que são essenciais para a digestão dos alimentos. O estômago já tem células que produzem gastrina. Os rins começam a produzir urina, que é eliminada no líquido amniótico. Nos meninos, os testículos já começam a produzir testosterona.
A face tem um aspecto mais arredondado e já apresenta nariz, olhos, orelhas, pálpebras e lábios. As pálpebras cresceram totalmente, e agora recobrem todo o olho do embrião. As pálpebras superior e inferior fundem-se e permanecerão fechadas até cerca de 26 semanas. Os dedos dos pés já estão separados. Alguns minúsculos pelos começam a surgir na face, até mesmo nas sobrancelhas.
O cérebro continua crescendo rapidamente, e nessa semana representa quase a metade do peso do embrião! Muitas estruturas cerebrais estão em formação, como o hipotálamo, que irá controlar atividades como débito cardíaco, pressão arterial, temperatura corpórea e secreção de alguns hormônios. As regiões do cerebelo, órgão responsável pelo equilíbrio, estão se diferenciando.
O embrião já tem movimentos reflexos, sendo capaz de reagir ao toque. Nessa semana ele também já começa a ensaiar alguns movimentos respiratórios. As costelas já têm cartilagens e os ossos longos estão em processo de ossificação. O embrião tem agora cerca de 3 centímetros. Chega ser difícil de acreditar que um ser tão pequeno possa ser tão complexo, não é?
Desde o momento da fecundação até aqui, todos os órgãos do bebê foram formados. O período que vai da sexta até a décima semana de gestação é chamado de organogênese – ou seja, a formação dos órgãos e sistemas. Isso significa que até aqui, as principais estruturas já estão formadas, PORÉM, ainda não estão completamente funcionais. Durante todo o período fetal o bebê irá adquirir a funcionalidade dos seus sistemas!