Nona semana de gravidez
Na nona semana de gravidez (contada a partir da data da última menstruação), que corresponde à SETIMA semana de desenvolvimento embrionário, a formação dos sistemas do embrião está quase toda completa.
A face está modificando-se rapidamente. As pálpebras crescem muito nessa semana, e nos próximos dias poderão cobrir os olhos do embrião. Na língua já aparecem grupos celulares que são os primórdios das papilas gustativas. O sistema digestivo está em fase final de formação. O embrião já tem fígado, vesículas e ductos biliares, estômago e um broto do pâncreas.
O coração já tem suas quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os batimentos aceleram nessa semana, chegando a uma média de 170 batimentos por minuto. Com o desenvolvimento do feto, essa aceleração vai diminuir, chegando a cerca de 140 batimentos por minuto ao nascer.
Já é possível visualizar a vascularização do couro cabeludo. Nessa semana o cérebro cresce rapidamente, e a proliferação das células nervosas é tão alta que pode chegar a 100 mil novas células a cada minuto!
As mãos sofrem grandes mudanças e agora já podemos visualizar a separação entre os dedos. É possível visualizar também a articulação do joelho. O embrião já move braços e pernas, e pode até mesmo chutar, apesar da mamãe ainda não sentir esses movimentos. Nessa semana o embrião tem apenas cerca de 20 milímetros de comprimento, mas já consegue encostar as mãos nos pés!
Nas meninas, os ovários já estão sendo formados. Nos meninos, os testículos também iniciam sua formação. Contudo, ainda não há o desenvolvimento da genitália externa e por isso os exames de ultrassom não conseguem diferenciar o sexo do bebê. Para quem tem muita curiosidade, nessa semana o exame de sexagem fetal descobre o sexo do bebê com quase 100% de acerto!