Oitava semana de gravidez
A oitava semana de gravidez (contada a partir da data da última menstruação) corresponde à SEXTA semana de desenvolvimento do embrião.
Nessa semana o embrião tem cerca de 15 mm de comprimento! Pode parecer super pequeno, mas já é um ser muito complexo. A formação de todos os órgãos já está quase completa, e alguns detalhes que ocorrerão nessa e nas próximas duas semanas vão finalizar o que chamamos de organogênese (o período em que os órgãos do bebê são formados).
Os dedos começam a se formar através de raios digitais nas placas das mãos e dos pés. Alguns nervos também são formados nas placas das mãos e nos braços. Os braços e antebraços estão mais definidos e podemos até distinguir os cotovelos.
Na face já podemos visualizar a formação do pavilhão auricular da orelha externa. o “buraquinho” do ouvido (meato acústico externo) também é formado. O embrião já tem pálpebras e o olho já está pigmentado.
O cérebro está se especializando, e as divisões do córtex cerebral começam a ser visualizadas. Nessa semana já é possível captar ondas cerebrais do embrião através de eletroencefalograma! Os neurônios da medula espinhal começam a fazer conexões, as famosas sinapses.
Dois importantes vasos, o arco da aorta e a artéria pulmonar, também já estão visíveis. Uma porção do intestino está agora fora da cavidade abdominal, junto ao cordão umbilical. Essa protusão intestinal é normal nesse período, e libera espaço para o desenvolvimento de outros órgãos no abdomem, como o fígado.
Nessa semana inicia-se a formação dos ossos, inicialmente começando pela clavícula e mandíbula.
O embrião já começa a ter movimentos espontâneos e reflexos, apesar da mamãe ainda não poder senti-los na oitava semana de gravidez. Esses movimentos, que mais tarde se tornarão uma ótima sensação, são muito importantes para o desenvolvimento sadio dos ossos e articulações do bebê.