Sétima semana de gravidez
Na sétima semana de gravidez (contada a partir da data da última menstruação), que corresponde à QUINTA semana do desenvolvimento do embrião, os sistemas que iniciaram seu desenvolvimento há poucos dias continuam a evoluir.
Na face, são formadas as proeminências auriculares que darão início à formação das orelhas. Inicialmente elas se localizam na região do pescoço, e conforme a mandíbula for se desenvolvendo, elas atingirão a região da cabeça. Os olhos continuam a se desenvolver, com a formação da vesícula do cristalino. Nessa semana também se inicia a formação do nariz. Aparecem as proeminências nasais e no centro delas, duas escavações que depois darão origem às narinas e à cavidade nasal. Também se inicia o desenvolvimento da boca.
A cabeça do embrião é muito grande nessa semana, por causa do rápido crescimento da proeminência encefálica. Os primórdios dos rins (chamados inicialmente de rins mesonéfricos) também aparecem nessa semana.
O embrião, que já tem brotos dos membros superiores e inferiores, agora terá também placas das mãos, e ao final dessa semana, as placas dos pés. Nas três semanas seguintes, os dedos começarão a se formar. Ao final da sétima semana de gravidez, o embrião tem cerca de 8,5mm de comprimento. Tão pequeno, mas tão complexo, não é?!