Quinta semana de gravidez
A quinta semana de gravidez (contada a partir da data da última menstruação) corresponde à TERCEIRA semana após a fecundação, é cheia de eventos importantíssimos para o desenvolvimento embrionário.
Em mulheres com ciclos regulares, essa é a primeira semana de atraso menstrual. É nessa semana que grande parte das mulheres desconfia que possa estar grávida. Alguns sintomas já podem estar presentes e o mais comum deles é o enjoo, provocado principalmente pelos altos níveis de estrogênio, progesterona e hCG.
Na semana anterior, o embrião era um disco formado por duas camadas. Nessa semana ocorrerá a gastrulação, um processo de formação dos três folhetos embrionários: endoderma, mesoderma e ectoderma. Esses folhetos darão origem aos tecidos do embrião. O ectoderma forma a epiderme e o sistema nervoso; o mesoderma origina os músculos, vasos sanguíneos, os sistema cardiovascular e esquelético; o endoderma forma o epitélio do sistema respiratório e do trato gastrointestinal.
Outro evento da terceira semana é a neurulação, a formação do tubo neural que é o primórdio do sistema nervoso central. Essa é uma etapa crítica na formação do embrião, já que falhas durante o fechamento do tubo podem originar problemas como a espinha bífida e a anencefalia. O uso de suplementos de ácido fólico pelas tentantes e gestantes é indicado para diminuir a incidência desses defeitos. Alguns trabalhos já mostraram a importância de níveis adequados de outros nutrientes, como a vitamina B12 e vitamina C, para evitar defeitos associados ao fechamento no tubo neural.
É também nessa semana que se inicia a formação do sistema cardiovascular. Os vasos sanguíneos começam a se formar através da agregação de células sanguíneas em pequenas ilhotas. A migração de células para a área cardiogênica origina o tubo cardíaco primitivo. Entre o final da quinta semana de gravidez e o início da semana seguinte, o sangue já começa a circular e o coração do embrião começa a bater.