Quarta semana de gravidez
A quarta semana de gravidez, quando contada a partir da data da última menstruação (DUM) corresponde à SEGUNDA semana de desenvolvimento embrionário. Na verdade o que chamamos de embrião nesse período é apenas um disco com duas camadas de células: o epiblasto e o hipoblasto.
Além do disco embrionário, na quarta semana de gravidez ocorre a formação da cavidade amniótica e do saco vitelino. É também nessa semana que o blastocisto acaba sua implantação no endométrio.
Durante sua implantação, as células da massa externa (trofoblasto) entram em contato com o endométrio e diferenciam-se em sinciciotrofoblasto, uma massa celular de rápido crescimento que produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG). O hCG é responsável por manter o desenvolvimento das artérias do útero. Esse hormônio invade o sangue materno e é utilizado como base para a detecção da gravidez logo nas primeiras semanas do desenvolvimento.
No final da quarta semana de gravidez, as vilosidades coriônicas primárias começam a se formar. Mais tarde elas irão gerar as vilosidades coriônicas da placenta.