Gestantes podem fazer a unha no salão de beleza?
Será que as grávidas podem fazer a unha? E fazer a unha no salão de beleza? Poder, pode, mas é necessário tomar alguns cuidados. Não existem indícios de que os componentes do esmalte possam afetar o feto, mas o problema está na higiene do salão.
O ideal é que o salão de beleza use autoclave para esterilizar os materiais (alguns estados já têm leis proibindo o uso de estufas), e claro, que as utilize corretamente.
O risco de transmissão de HIV através de pele ou mucosa com uma quantidade muito pequena de sangue contaminado é mínimo, mas não é impossível. Existe um relato de caso na literatura, uma publicação de 2014 feita por pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz na revista AIDS Research and Human Retroviruses, que SUGERE contaminação por HIV através de materiais de manicure.
Já o risco de transmissão de hepatites B e C é maior (cerca de 2,8%, embora esse número varie muito de acordo com o estudo). Os vírus da hepatite podem sobreviver por até 7 dias no sangue seco. Daí a gente entende a importância de somente frequentar um local confiável ou então de levar nossos próprios instrumentos para o salão.
E o esmalte? Parece inofensivo, né… mas já foi observado que o vírus da hepatite pode sobreviver em um frasco de esmalte por até 15 dias! Ou seja, todo cuidado é pouco durante a gestação (e até fora dela!). O ideal é levar seus próprios alicates e esmaltes quando for ao salão de beleza!
Artigo científico para saber mais: Matsuda EMet al. An HIV-1 transmission case possibly associated with manicure care. AIDS Res Hum Retroviruses. 30(11):1150-1153, 2014. DOI: 10.1089/aid.2014.0264.