“Nutella causa câncer”. Verdade ou mentira?
Essa semana vi muita gente postando sobre a Nutella estar sendo retirada do mercado na Europa por ser cancerígena. De fato essa notícia foi super divulgada, inclusive por grandes portais brasileiros e internacionais, mas não está correta – cadê a assessoria científica desses canais?!
O que de fato aconteceu é que a EFSA (a agência regulatória de alimentos da Europa) publicou um estudo falando sobre os potenciais riscos à saúde humana de substâncias presentes no óleo de palma. Uma das coisas ditas no estudo é que quando o óleo de palma é aquecido a 200 graus, forma contaminantes que podem ser prejudiciais à saúde. Isso não é novidade, mas o estudo publicado pela EFSA listou vários outros trabalhos mostrando que esses contaminantes já foram associados com toxicidade renal, neurotoxicidade, infertilidade e indução de câncer em ANIMAIS não humanos e em ALTAS doses.
Aqui vale ressaltar alguns pontos: – o óleo de palma está presente em vários alimentos industrializados: biscoitos, bolos, sorvetes, chocolates, margarinas e até em fórmulas para bebês! – Os estudos indicados foram feitos em animais e com altas doses, ou seja: ainda não podemos afirmar que os mesmos efeitos seriam observados em humanos (mas não podemos negar que existe a chance… só mais pesquisas poderão dizer). – O óleo de palma é muito utilizado no mundo por ser barato, e muitas campanhas pedem o fim do seu uso devido ao prejuízo ambiental causado pela sua exploração. – TODO MUNDO sabe que esses produtos industrializados não são saudáveis e não deveriam ser usados rotineiramente na alimentação, principalmente das crianças, né? Isso não quer dizer que comer um cookie ou um brigadeiro de Nutella DE VEZ EM QUANDO nos dará câncer, mas vale ficar de olho nos rótulos dos alimentos para tirar o óleo de palma da nossa rotina alimentar .
Para saber mais, veja o artigo na íntegra: DOI: 10.2903/j.efsa.2016.4426, disponível em https://www.efsa.europa.eu/de/efsajournal/pub/4426